Feira inovadora de agronegócio

Com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, de representantes políticos dos níveis municipal, estadual e federal, além de importantes lideranças nacionais do agronegócio, foi aberta oficialmente, na noite desta segunda-feira (16), em Campo Grande/MS, a Campo Grande Expo, a mais jovem feira brasileira do setor. “É sempre importante o Estado poder contar com uma pessoa com o espírito empreendedor como tem a Alessandra Piano, idealizadora e realizadora da feira, que se empenha em concretizar seus sonhos”, afirmou Azambuja. O governador salientou os desafios vencidos pela promotora da feira, enfatizando que a Campo Grande Expo “já é uma realidade no cenário econômico do Estado”.

A deputada federal por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina, que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária, também participou da solenidade de abertura da Campo Grande Expo. Na ocasião, salientou a coragem da idealizadora da feira. “Penso que Campo Grande, pela importância de Mato Grosso do Sul no cenário agrícola brasileiro, merecia ter já há muito tempo uma feira do porte da Campo Grande Expo”, afirmou a parlamentar, acrescentando que a exposição já se credencia a entrar no calendário nacional das principais feiras do segmento. “Acredito que a Alessandra dormirá hoje com a sensação do dever cumprido”, finalizou Tereza Cristina.

Em sua saudação de abertura da Campo Grande Expo, Alessandra Piano relembrou que enfrentou vários desafios e obstáculos no processo de concepção do evento, que durou cerca de um ano, mas fez questão de ressaltar que encontrou também muitas pessoas e entidades que lhe incentivaram. Uma dessas entidades foi a ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio.

A idealizadora da feira agradeceu o apoio e estímulo dos dirigentes da entidade, enfatizando que a ABAG foi uma das primeiras associações que procurou para detalhar seu projeto de montar uma feira de agro no Mato Grosso do Sul. “Quero destacar que foi o Luiz Cornacchioni, diretor da ABAG, um dos responsáveis pelo direcionamento temático da feira no sentido de dar foco ao ILPF – Integração Lavoura Pecuária e Floresta, o sistema que está mais desenvolvido no Mato Grosso do Sul”, complementou a empreendedora. A partir desse conceito, segundo Alessandra, a configuração da feira evoluiu para um mix que inclui exposição de novas tecnologias em máquinas e equipamentos para agropecuária e difusão de conhecimento por meio de um consistente programa de palestras, debates e oficinas temáticas práticas para levar informação importante ao desenvolvimento constante do produtor rural.

Além do governador Azambuja e da deputada federal Tereza Cristina, a solenidade de abertura da Campo Grande Expo foi prestigiada por diversas lideranças de Campo Grande e do Estado, assim como de autoridades federais. Estiveram presentes, entre outros: Celso Martins, superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Eduardo Riedel, secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica; Jaime Verruck, secretário do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Produção; Luiz Fernando Buainain, como representante do prefeito de Campo Grande, Marquinho Trad.

Também estiveram presentes à solenidade: Lucas Galvam, superintendente do Senar-MS; Alysson Polzonoff Silveira, gerente comercial da Yara Brasil Fertilizantes, uma das primeiras empresas que decidiu a apoiar a exposição; Ronney Robson Mamede, chefe geral da Embrapa de Corte, representando Maurício Antonio Lopes, presidente da Embrapa; Nilde Brun, secretária municipal de Cultura e Turismo; Agenor Mattielo, secretário municipal de Gestão; Ivan Fernandes Pires Junior, vice-presidente do Sicredi União MS/TO; Muricio Koji Saito, presidente da Famasul – Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul; Paulo Cesar Neves de Matos, representando Evandro Narciso de Lima, superintendente da Caixa Econômica Federal; Edmilson Costa, gerente da agência do Sicredi União MS/TO; e João César Mato Grosso, presidente da Comissão de Indústria e Comércio, Agropecuária e Turismo, além de ser diretor da Germisul.

A cerimônia de abertura oficial da Campo Grande Expo, que antecedeu os pronunciamentos de políticos e lideranças setoriais, contou ainda com uma parte artística e cultural, que incluiu uma apresentação da conhecida cantora Delinha, uma referência no cancioneiro popular do Mato Grosso do Sul. Junto com seu grupo, a artista interpretou duas de suas canções mais conhecidas: Prazer de Fazendeiro e Antigo Aposento. Ao final da cerimônia de abertura da feira, houve ainda uma queima de fogos.

A Campo Grande Expo conta com uma área total de 20 mil m2 e e 80 expositores. A feira prossegue até a próxima sexta-feira, dia 20, das 8h às 20h30, no Terra Nova Eventos (Rod MS 080, Sn, Quadra: 0 Area; Lote: 0A2 - B). Na tarde desta terça-feira (17), a exposição prevê uma série de palestras e atividades.

fonte: diariodigital.com.br